sábado, 13 de dezembro de 2008

Ciências Naturais


Ciencias naturais no CVG

Reflexão sobre o blogue

Logo no início do ano a professora de ciências anunciou que íamos fazer um blog. Achei uma óptima ideia porque a partir dele poderíamos rever a matéria e estudá-la ao mesmo tempo. E foi isso mesmo que aconteceu comigo. A partir deste blog pude estudar para os testes de ciências à medida que ía pesquisando sobre uma determinada matéria e ía sempre aprendendo mais sobre ela. O blog não só me ajudou bastante a estudar como também a descobrir novas curiosidades sobre vários temas e despertou em mim a motivação de estudar ciências...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Condições que permitem a existência de vida na Terra

O Sol está a cerca de 144 milhões de km e um raio de sol leva 8 minutos a chegar à Terra. Ou seja,uma distância ideal. Nem muito perto, permitindo à Terra ter atmosfera rica em oxigénio, nem muito longe do sol, permitindo à Terra ter temperaturas médias de 22ºC, temperatura ideal.
A Terra também tem uma camada do Ozono que lhe permite então, filtrar os raios solares.
A Terra tem temperaturas ideais não só por estar a uma distância ideal mas também por ter uam atmosfera filtradora rica em oxigénio e dióxido de carbono.
A esxistência de água em estado líquido na Terra também é essencial.
E por fim, a Terra também tem substâncias nutritivas.

As 6 condições necessárias são:

-Distância ideal da Terra ao Sol;
-Atmosfera rica em oxigénio;
-Temperaturas médias de 22ºC;
-Existência de camada do Ozono;
-Água no estado líquido;
-Substâncias nutritivas.

A Astronomia e os seus Astrónomos

Homens primitivos- Tiveram curiosidade e necessidade de sobrevivência e por isso começaram a desenvolver a astronomia. ( foram os primeiros astrónomos)

Aristóteles (III-IV a.C.)- propôs a teoria Geocêntrica(A Terra é o centro do Universo). Aristóteles disse que os astros tinham órbitas circulares e que estavam suspensos em 55 bolas de cristal.

Aristarco- propõe uma teoria já bastante próxima da teoria Heliocêntrica, mas com algumas falha; disse que o Sol estava no centro do Universo e os restantes planetas giravam à sua volta.

Ptolomeu (II-III a.C.)- pegou na teoria de Aristóteles e fez esquemas bastante complexos para aperfeiçoar esta teoria. Explicou o brilho dos planetas.

Eratóstenes- nesta época, calcula o perímetro exacto da Terra.

Nicolau Copérnico (XV-XVI)- criou a teoria Heliocêntrica através dos seus cálculos matemáticos.

Galileu Galilei (XVI-XVII)- pegou nos estudos de Copérnico e adaptou a luneta árabe, criando assim a luneta astronómica. Através dela conseguiu ver as fases de Vénus e provou através desta observação astronómica que a teoria Heliocêntrica está de facto certa.

Kepler (XVI)- afirmou que as órbitas dos planetas são elípticas( forma de ovo) e não concêntricas. Explicou também os brilhos dos planetas.

Newton (XVII-XVIII)- pensa-se que terá descoberto a força da gravidade após a queda de uma maçã na sua cabeça enquanto descansava debaixo de uma macieira.

Einstein (XIX-XX)- criou a teoria da Relatividade( a matéria pode-se transformar em energia e vice-versa)

Formação do Sistema Solar

Existem duas teorias para a formação do Sistema Solar:

-Supernova

-Nebulosa


Teoria da Supernova:

As supernovas resultam da explosão de grandes estrelas. A estrela explode e a nuvem de material da estrela é lançada para o espaço. Esse material começa-se a agrupar em núcleos devido à gravidade. De um destes núcleos ter-se-á formado o Sistema Solar.
O núcleo de poeiras e gases começa a rodar e a aquecer. Forma uma bola de massa e esta começa-se a achatar por estar em movimento.Do centro formou-se o Sol e os restantes planetas e astros formaram-se do resto dos bordos da massa.


Teoria da Nebulosa:

Esta teoria supõe que o nosso Sistema Solar terá tido origem numa nuvem de poeiras e gases(definição de nebulosa) de onde foram obtidos anéis de matéria a partir dos quais se formaram os planetas.

Nota que:


*Nota que ambas as teorias começam de maneiras diferentes mas o desenvolvimento é igual;´
*Segundo qualquer uma das teorias, o Sistema Solar formou-se à cerca de 8 a 12 mil milhões de anos.

espiral barrada




Galáxia espiral barrada

espiral




Galáxia espiral

elíptica




Galáxia elíptica

irregular




Galáxia irregular

Tipos de galáxias

Existem 4 tipos de galáxias:

-Espiral barrada


-Elíptica( forma de Ovo)


-Irregular( não tem forma explícita)


-Espiral

Astros e as suas definições

Estrela- É um astro rochoso de forma esférica que tem a maior dimensão de todos os astros do seu Sistema. Tem na sua superfície grandes quantidades de Hélio e Hidrogénio. ( gases responsáveis pela luminosidade das estrelas)


Planeta principal- É um astro rochoso de forma esférica que realiza a sua órbita em relação à estrela de que depende. É de maior dimensão a comparar com um planeta secundário.


Planeta secundário- Astro rochoso de forma esférica que tem menores dimensões em relação a um planeta principal. Realiza a sua órbita em relação ao planeta principal de que depende.


Planeta anão- Corpo rochoso de forma esférica de pequenas dimensões que descreve uma órbita diferente da dos outros planetas do seu Sistema.


Cometa- Corpo rochoso de forma esférica que está coberto de poeiras e gases congelados. Tem uma órbita excêntrica e à medida que se aproxima da estrela do seu Sistema as poeiras e gases congelados começam a descongelar dando o efeito de cabeleira, cauda e núcleo. À medida que se afasta da estrela adquire de novo as poeiras e gases congelados, dando o efeito de uma esfera suja.


Asteróide- Astro rochoso de forma irregular que existe essencialmente em duas cinturas do Sistema Solar: a cintura interna de Apollo e Amor (entre Marte e Júpiter) e a cinturna externa ( para lá de Plutão)
Existem duas teorias para a existência da cintura interna:

1ª- Os materiais que na formação do Sistema Solar foram lançados para o espaço para formarem um planeta entre Marte e Júpiter, não se conseguiram agrupar e por isso gravitam entre estes dois planetas, formando a cintura interna de asteróides.

2ª- Pensa-se que terá havido um planeta entre Marte e Júpiter que terá sido destruído por um outro astro que chocou contra ele.

Formação do Universo

Existem várias teorias para explicar a formação do Universo.
Actualmente a ciência aceita como a mais fiel teoria a teoria do BIG BANG(grande bum).

Segundo esta teoria o Universo estava todo concentrado numa bola de massa que a dada altura adquiriu tanta energia que acabou por explodir.
Dessa grande explosão resultou o Universo e tudo o que existe.
Nos primeiros 30 minutos ter-se-á formado todo o Hélio e Hidrogénio existentes no universo.

Pensa-se que todo este processo se tenha dado à cerca de 15 e 20 mil milhões de anos.(Para se saber a idade do Universo bastou os cientistas medirem a distância entre as galáxias e fazerem as contas ao contrário, ou seja, quantos anos precisariam as galáxias para se voltarem a juntar todas num ponto)