segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Astros e as suas definições

Estrela- É um astro rochoso de forma esférica que tem a maior dimensão de todos os astros do seu Sistema. Tem na sua superfície grandes quantidades de Hélio e Hidrogénio. ( gases responsáveis pela luminosidade das estrelas)


Planeta principal- É um astro rochoso de forma esférica que realiza a sua órbita em relação à estrela de que depende. É de maior dimensão a comparar com um planeta secundário.


Planeta secundário- Astro rochoso de forma esférica que tem menores dimensões em relação a um planeta principal. Realiza a sua órbita em relação ao planeta principal de que depende.


Planeta anão- Corpo rochoso de forma esférica de pequenas dimensões que descreve uma órbita diferente da dos outros planetas do seu Sistema.


Cometa- Corpo rochoso de forma esférica que está coberto de poeiras e gases congelados. Tem uma órbita excêntrica e à medida que se aproxima da estrela do seu Sistema as poeiras e gases congelados começam a descongelar dando o efeito de cabeleira, cauda e núcleo. À medida que se afasta da estrela adquire de novo as poeiras e gases congelados, dando o efeito de uma esfera suja.


Asteróide- Astro rochoso de forma irregular que existe essencialmente em duas cinturas do Sistema Solar: a cintura interna de Apollo e Amor (entre Marte e Júpiter) e a cinturna externa ( para lá de Plutão)
Existem duas teorias para a existência da cintura interna:

1ª- Os materiais que na formação do Sistema Solar foram lançados para o espaço para formarem um planeta entre Marte e Júpiter, não se conseguiram agrupar e por isso gravitam entre estes dois planetas, formando a cintura interna de asteróides.

2ª- Pensa-se que terá havido um planeta entre Marte e Júpiter que terá sido destruído por um outro astro que chocou contra ele.

Sem comentários: