segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Astronomia e os seus Astrónomos

Homens primitivos- Tiveram curiosidade e necessidade de sobrevivência e por isso começaram a desenvolver a astronomia. ( foram os primeiros astrónomos)

Aristóteles (III-IV a.C.)- propôs a teoria Geocêntrica(A Terra é o centro do Universo). Aristóteles disse que os astros tinham órbitas circulares e que estavam suspensos em 55 bolas de cristal.

Aristarco- propõe uma teoria já bastante próxima da teoria Heliocêntrica, mas com algumas falha; disse que o Sol estava no centro do Universo e os restantes planetas giravam à sua volta.

Ptolomeu (II-III a.C.)- pegou na teoria de Aristóteles e fez esquemas bastante complexos para aperfeiçoar esta teoria. Explicou o brilho dos planetas.

Eratóstenes- nesta época, calcula o perímetro exacto da Terra.

Nicolau Copérnico (XV-XVI)- criou a teoria Heliocêntrica através dos seus cálculos matemáticos.

Galileu Galilei (XVI-XVII)- pegou nos estudos de Copérnico e adaptou a luneta árabe, criando assim a luneta astronómica. Através dela conseguiu ver as fases de Vénus e provou através desta observação astronómica que a teoria Heliocêntrica está de facto certa.

Kepler (XVI)- afirmou que as órbitas dos planetas são elípticas( forma de ovo) e não concêntricas. Explicou também os brilhos dos planetas.

Newton (XVII-XVIII)- pensa-se que terá descoberto a força da gravidade após a queda de uma maçã na sua cabeça enquanto descansava debaixo de uma macieira.

Einstein (XIX-XX)- criou a teoria da Relatividade( a matéria pode-se transformar em energia e vice-versa)

2 comentários:

Sala de Ciências CVG disse...

as órbitas circulares é de Ptolomeu.
O brilho dos planetas é para o Kepler, para explicar as órbitas elípticas.

Myana disse...

Olá amor..
gst mt do teu blog..esta mt completu..e bonitu..
continua...
amu.th m.a.
bjs